domingo, 15 de fevereiro de 2009

Minha 1 º Prova - Um pouco de São Bento do Sul

Na sexta-feira, as 16:00 horas fui de ônibus para São Bento do Sul com o meu amigo Marcio, da Faculdade. Sair um dia antes de casa para conhecer um pouco da cidade e da uma olhada no trajeto.



Cheguei lá as 18:00 e após achar um hotel para ficar, fomos caminhar para conhecer um pouco da cidade.



São Bento do Sul - SC


História

Como no caso de todas as cidades do Planalto Norte catarinense, a História de São Bento do Sul liga-se intimamente à História de Joinville e à construção da Estrada Dona Francisca. Depois do início das obras da estrada, os imigrantes - que não paravam de chegar da Europa - começaram a subir a serra, por volta de 1873, montados em lombo de burros. Na região onde se localiza São Bento do Sul, se fixaram 70 famílias oriundas da Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia, Áustria e Tchecoslováquia, além de algumas famílias brasileiras. Apesar das dificuldades encontradas, São Bento do Sul prosperou e emancipou-se em 1884, apenas 11 anos após a chegada dos pioneiros, que marcaram o dia-a-dia da nova localidade com seus usos e costumes, expressos através da língua, da música, da dança, da literatura e do folclore.


Turismo

Localizada num dos pontos mais elevados do Planalto, a 838m de altitude, São Bento do Sul tem temperaturas amenas no verão e muito baixas no inverno, sendo comum a ocorrência de geadas. As construções em estilo alpino, verdadeiros símbolos da colonização, convivem em harmonia com os prédios modernos e as grandes fábricas de móveis. São Bento do Sul tem mais de 20 grupos folclóricos, que preservam em suas danças e canções a tradição das várias etnias formadoras do município, em especial alemães e poloneses. Visite o Calçadão, parada obrigatória para quem vai às compras ou procura um momento de descontração. Também merece destaque a Casa do Artista, onde os artesãos locais expõem e comercializam seus trabalhos.


Natureza - São Bento do Sul tem atrativos naturais que fazem da cidade uma ótima opção para o turismo ecológico e de aventura. Conheça o Parque 23 de Setembro, uma área com 19.000m2 de muito verde e ar puro, bem no centro da cidade. Ali fica a Casa do Imigrante, réplica da primeira casa construída em São Bento do Sul. Visite também o Recanto Luli, a 35km do centro, na confluência dos rios Natal e Vermelho, um lugar ideal para se observar e desfrutar das belezas naturais da região – o local tem infra-estrutura de lazer, bar e lanchonete. Finalmente, vale dar uma olhada no Recanto Buger Strasse, a 14km do centro, que também possui muitas atrações naturais e uma boa infra-estrutura. Se você gosta de aventura, conheça as Furnas de Jaguatirica, interessantes formações naturais escondidas no meio da mata (dentro da gruta há uma fonte de água pura), e o Morro da Igreja, muito utilizado para a prática de montanhismo, com seus 842m de altura. O Braço Esquerdo também deve ser visitado: ao longo da caminhada há um belo conjunto de cachoeiras, algumas com quedas de até 100m, além de piscinas naturais com água cristalina e uma caverna com cascata em seu interior.


Patrimônio Histórico - Conheça a Praça Getúlio Vargas e a Câmara de Vereadores, construída em 1903 e sede da Prefeitura até 1977. Visite o Arquivo Histórico, sede do primeiro jornal da cidade; a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, na Colina dos Três Templos, famosa pelo conjunto da Via Sacra e seus painéis cerâmicos, e o Museu Municipal Doutor Felippe Maria Wolff.



Cultura e Eventos - O evento mais importante de São Bento do Sul é a Musikfest, a Festa das Nações, realizada no mês de outubro, integrando o calendário das Oktoberfest de Santa Catarina. Mas outras festas também levam milhares de visitantes à cidade: a Trachtenfest, Festa dos Trajes Típicos, em maio, e a Schlachtfest/Bauernball, "Festa da Matança" e "Baile do Colono", tradição trazida pelos imigrantes, que acontece em setembro.

Maria Fumaça - Passeio que sai de Rio Negrinho, com embarque na estação ferroviária de Serra Alta, em São Bento do Sul. Durante o trajeto, o turista pode observar belíssimas paisagens, exuberante vegetação, túneis e pontes sobre os vales. Imperdível!

Infra-estrutura turística - São Bento do Sul tem boa infra-estrutura turística, com operadoras que levam os aventureiros para roteiros ecológicos. Existem hotéis confortáveis, pousadas e diversas outras alternativas de hospedagem. Há bons restaurantes na cidade, de comida típica ou caseira, bom comércio e serviços, além de espaços para feiras e eventos.



Destaque

A importância da produção moveleira de São Bento do Sul pode ser conferida na Feira de Mobiliário de Santa Catarina, a Móvel Brasil, que se realiza sempre entre maio e junho. Sua importância cultural pode ser reconhecida nos grupos de música e dança – um deles foi fundado em 1888, quatro anos depois da chegada dos primeiros colonizadores. Na cidade existem 20 grupos folclóricos germânicos, três poloneses e vários conjuntos musicais e bandas. Nas quartas-feiras, durante o verão, a praça principal da cidade fica lotada com as retretas musicais. O aperfeiçoamento dos grupos de São Bento do Sul inclui até o intercâmbio com entidades da Alemanha.


Mais Informações

Site: www.saobentodosul.sc.gov.br
Email: turismo@saobentodosul.sc.gov.br


Minha opinião:
São Bento é um bela cidade com clima agradável que cultiva sua cultura , com lugares bonitos e aconchegantes. Além disso, não posso deixar de dizer que o povo além de simpático , são muito educados. Sem duvida voltarei para visitar a cidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário