sábado, 27 de março de 2010

Competição nº 16 - Meia Maratona Internacional de Florianópolis

Local: Avenida Beira Mar Norte - Florianópolis
Distância: 21,097 km
Valor da inscrição : 50 reais
Hora da largada: 8:30
Trajeto : asfalto, praticamente plano (passando por um elevado no começo da prova).
Velocidade média : 10,38 Km/h
Pace: 5:57
Tempo: 02:01:54

Colocações :
Geral: 371º (639)
Masculino: 336º (539)
Categoria 25-29 anos : 45º (67)

No último Domingo fiz a minha estréia nos 21km. Foram sete semanas de preparação específica para essa prova, a maioria dos treinos foi de rodagem, com longos aos fins de semana e alguns poucos de ritmo.

Inicialmente eu havia planejado viajar para Floripa no sábado. Já que, tinha que retirar o kit nesse dia, mas, acabei sendo convidado pelo grande amigo Cafú a ir no Domingo de van, com o colega Ademir e mais um grupo de corredores aqui de Joinville.

Esse nosso colega corredor, sempre leva o pessoal para as corridas com a sua van. Isso acaba sendo muito legal e interessante, pelo fato de estarmos sempre conhecendo novas pessoas e fazendo novos amigos. Sem contar, que a viagem se torna muito melhor, e o bate papo é claro, acaba sendo sempre o mesmo...corrida de rua.

No sábado, fui dormir às 8 da noite e acordei às 3 da manhã, com sono.... claro que não, um pouco ansioso talvez, mais super disposto e focado no desafio que estava por vim. Sairmos às 5 horas de Joinville, chegando por volta das 7 em Floripa.

Após analisar os meus treinos de preparação para essa prova acabei por decidir que iria correr na casa dos 6min/km, e caso me sentisse bem próximo ao final da prova ,eu iria forçar um pouco mais. O objetivo então era fazer a prova entre 2 horas e 2 horas 6 min. Sendo que, o foco principal era completar a prova bem e adquirir experiência para as muitas meias que estão por vim pela frente.

Ao chegar no local da prova já fui entrando no clima, revendo alguns amigos e conhecendo outros. Encontrei por lá os amigos blogueiros Renato (que já conhecia pessoalmente) e conheci pessoalmente o amigo Sebastião Santos .

Sesbastião e Eu

Além deles, tive o grande prazer de reencontrar o seu Gabriel Gracia (64 anos) de Imbituba, que para mim é um grande exemplo de pessoa e um grande campeão .
Na categoria dele sem duvidas ele é um dos melhores, principalmente em Maratonas. Nessa prova ele ficou em 2º lugar na categoria 60+ subindo mais uma vez no pódio e fechando a prova em 1:30:32 .
Gabriel Garcia no pódio (o 1º da esquerda para direita)

Depois desses momentos de descontrações lá fomos nós se posicionar junto a linha de largada. As 8:30 fui dada a largada. Fui ao lado do amigo David da 42k que tem um ritmo de prova parecido com o meu. Saímos bem de leve, admirando o lugar que é lindo e tomando cuidado para não ser atropelado por ninguém, já que, a largada das três provas, 5 k, 10k e da meia foram juntas, cerca de 1800 atletas.


Passamos no km 3 com 17:50, no km 12 com 1h e 10 min., e nos 15 com 1 h e 27 min. Até os 15 km eu estava me sentindo muito bem apesar do calor, que a essa altura estava próximo dos 30ºC. Foi quando decidirmos aumentar um pouco o ritmo, fazendo os três km seguinte em 16:18, pace de 5:25.

Quanto mais o tempo passava, mais eu sentia o calor e a falta de treinos em temperaturas elevadas. Após impor um pouco mais de ritmo, acabei sentindo um pouco . Então, a partir do km 18 o David seguiu em frente e eu tive que diminuir um pouco as passadas.

Confesso que, entre o kms 19 e 20 devido ao forte calor das 10 horas da manhã me deu vontade de caminhar. Porém, sabendo que eu havia treinado, me dedicado e que eu tinha condições de seguir em frente, eu não caminhei e logo o pensamento de caminhar foi embora, dando lugar a felicidade e satisfação de estar realizando mais um grande desafio.

Nos metros finais levantei a cabeça ,seguir firme, apesar de cansado , cruzei a linha de chegada. A sensação de alcançar o objetivo é inexplicável. Só posso dizer que é muito bom..... Assim fechei a prova em 02:01:54 :

A grande chegada...

Segue algumas fotos:

Mais de 1800 atletas


Seu Miranda 73 anos, da 42k. Grande exemplo...


Eu, Garcia e Cafú

Parabéns Cafú!!!

Amanhã tem mais um grande Desafio. Eu irei participar do Desafio dos Príncipes, 36 km de bike, 9 km de caiaque e 10 de corrida, categoria individual.
















3 comentários:

  1. Show Diego, parabéns e até o proximo desafio...rs Bom fds !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela ótima materia e pela conquista de sua primeira meia maratona. confesso que fiquei muito afim de fazer uma meia tambem, tenho planos para novembro fazer a minha primeira meia maratona, a II meia maratona de Natal RN

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Diego, tu fizeste uma belíssima estréia em meias maratonas.
    Abraço.


    tutta³³
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir